O Heatherwick Studio, com sede em Londres, apresentou planos para projetar seu primeiro empreendimento na República Tcheca, no centro histórico de Praga. O projeto busca recuperar um importante terreno a partir da mistura de comércio, escritórios e espaços públicos.
O projeto de 15.000 metros quadrados visa "trazer nova vida ao coração de Praga". Com efeito, a reabilitação irá estabelecer um novo destino, com uma abordagem não convencional aos espaços de comércio e trabalho. Os arquitetos se concentraram principalmente no significado do lugar e na riqueza da arquitetura do entorno ao elaborar a proposta.
Savarin tem um lugar muito especial em nossos corações e sentimos a enorme responsabilidade que vem com este projeto. Valorizamos o Heatherwick Studio por abordar cada projeto individualmente, considerando o genius loci e oferecendo soluções que dão vida ao lugar. É também por isso que admiramos a maneira sensível do estúdio de revitalizar projetos como Coal Drops Yard e Zeitz MOCAA -- Omar Koleilat, CEO da Crestyl, incorporadora do projeto Savarin.
O projeto, cercado por quatro das principais ruas de Praga, se conectará aos edifícios circundantes e à arquitetura histórica. A esfera pública assumirá importância central no projeto, com grandes pátios conformando fachadas internas e espaços acessados por todos.
O projeto concentra-se em uma série de pátios e passagens que unem vários edifícios antigos. No centro há um novo espaço público importante, em torno de um salão histórico do século XVIII. Além de restaurar este salão e os outros edifícios históricos, criaremos três novos edifícios dinâmicos que definirão os contornos deste pátio e a pista de equitação. Terraços e escadarias verdes em degraus permitirão que as pessoas subam na cobertura dos edifícios, revelando novos espaços públicos inesperados e vistas da cidade. Nosso objetivo no projeto é criar um lugar único e distinto para encontro, comércio e trabalho em Praga. -- Thomas Heatherwick, fundador do Heatherwick Studio.